Para-Raio

Instalação de para-raio em Sorocaba e região. Proteção e segurança em projetos de instalação, aterramento e medição.

O que é um Para Raio? SPDA é um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas popularmente chamado também de para-raio.

A instalação de para-raio (SPDA) é uma exigência do Corpo de Bombeiros, regulamentada pela ABNT segundo a Norma NBR 5419/2005 e tem como objetivo evitar ou minimizar o impacto dos efeitos das descargas atmosféricas, que podem ocasionar incêndios, explosões, danos materiais e, até mesmo, risco à vida de pessoas e animais.

 

Essas determinações são voltadas para edificações, estabelecimentos industriais ou comerciais com mais de 1.500 m² de área construída, em edificações com mais de 30 metros de altura, em áreas destinadas a depósitos de explosivos e inflamáveis e em outras edificações a critério do Corpo de Bombeiros, quando a periculosidade se justificar.

 

O para-raio precisa obedecer a critérios de confiabilidade e segurança, passando por inspeções  anuais nas quais devem ser identificadas eventuais irregularidades para que as correções sejam feitas de imediato, garantindo a eficiência do sistema.
 


 

Quais os tipos de para-raio?


Existem 3 tipos de para-raio:

Para-raio de Franklin: utilizado por ter eficácia de 90%. Composto por uma haste metálica onde se localizam os captadores e um cabo de condução que vai até o solo. A energia da descarga elétrica é dissipada por meio do aterramento.

 

Para-raio de Melsens: uma armadura metálica semelhante uma gaiola envolve o edifício ou estabelecimento. No telhado, é instalada uma malha de fios metálicos com hastes de cerca de 50 cm, que são as receptoras das descargas elétricas e devem ser conectadas a cada oito metros.

Para-raio Radioativo: esse tipo de para-raio foi suspenso em 1989 pela Comissão Nacional de Energia Nuclear, pelo fato do seu desempenho não ser superior ao dos para-raios convencionais. A Secretaria de Habitação da cidade de São Paulo determinou que todos os para-raios radioativos fossem substituídos por sistemas adequados à norma NBR-5419.



Documentação de Instalação

• ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), documento da responsabilidade
da empresa e de um engenheiro pela instalação executada.

• Projeto detalhado do sistema.

• Relatório técnico descrevendo a instalação.

• Certificado com validade de um ano, colocado em local visível, garantido as perfeitas condições do sistema. Após esse período, uma inspeção visual deverá ser realizada.

Alguma dúvida sobre para-raio? Acesse nossa seção de perguntas e respostas (FAQ) ou entre em contato conosco.